ANÁLISES DE VINHO

Análises de Vinho

E porque estamos situados numa zona onde a cultura de eleição é a Vinha, não fossem os vinhos do Dão cada vez mais prestigiados e com mais qualidade, dispomos de um serviço de Análises de Vinho.

Através de profissionais e laboratórios especializados, analisamos diferentes características dos vinhos, para que consiga obter a máxima qualidade na sua vinificação.

Para fazer a análise, apenas necessita de trazer até ao CAMPOCHEIO uma garrafa mínimo 75CL de plástico ou, preferencialmente, de vidro.

 

Vamos tratar bem do seu Vinho!

 

 

A Análise de Vinho é o primeiro passo para conseguir perceber qual a qualidade do vinho e se precisa de algum tratamento ou correção. A Análise de Vinho deve ser feita tantas vezes quantas as necessárias para garantir a qualidade do vinho. 
Normalmente são feitas após fermentações, correções de vinho ou antes de fazer trasfegas ou engarrafamentos.

COMO FAZER UMA ANÁLISE DE VINHO?

Para fazer a análise, apenas necessita de seguir os seguintes passos:

1. Visitar a nossa loja e pedir a Garrafa de Análise de Vinho, especifica para o efeito por forma a garantir que não há alterações de qualidade;

2. Encher sem deixar nenhum ar no cimo da embalagem;

3. Fechar bem para evitar entrada de ar;

4. Indicar no descritivo o nome da amostra por forma a identificar o seu vinho.

 

 

Peça já a sua Garrafa de Análise GRÁTIS!

TIPOS DE ANÁLISES DE VINHO

  • Base

    Teor Alcoólico

    Acidez Total

    Acidez Volátil

    pH

  • Simples

    Teor Alcoólico

    Acidez Total

    Acidez Volátil

    pH

    Sulfuroso Livre

  • Intermédia

    Teor Alcoólico

    Acidez Total

    Acidez Volátil

    pH

    Ácido Málico

  • Avançada

    Teor Alcoólico

    Acidez Total

    Acidez Volátil

    pH

    Ácido Málico

    Sulfuroso Livre

    Açucares Redutores

EXPLICAÇÃO DOS PARÂMETROS DE ANÁLISE

Parâmetro Descrição
Teor alcoólico em volume

Consiste na percentagem de etanol contidos em 100 Litros de vinho. É obtido durante a fermentação alcoólica das uvas, resultante da conversão por parte das leveduras do açúcar em álcool.

Acidez Total

Consiste na medição dos ácidos totais das uvas, expresso em g/L de ácido tartárico. Durante a manutenção das uvas, os ácidos vão diminuindo até à vindima, por isso os valores ideais aquando da vindima devem ser 6 a 7 g/L no caso dos vinhos brancos e rosados, e 5 a 6 g/L no caso dos vinhos tintos.

pH Consiste na medição da acidez real do visto ou mosto, isto é, a sua disponibilidade atual de iões H+.
Acidez Volátil Consiste na separação dos ácidos voláteis do vinho, expresso em g/L ácido acético. Durante a fermentação e o estágio do vinho as bactérias acéticas estão presentes na sua constituição e desenvolvem-se na presença de oxigénio, o que leva ao aparecimento de ácido acético (mais conhecido como vinagre). O limite legal para este parâmetro é de 1.2 g/L ác. acético.
Sulforoso Livre Consiste na medição do nível de SO2 aplicado no vinho, na forma de metabissulfito de potássio ou de solução sulfurosa. Através dessa medição, é possível aconselhar qual a dose de SO2 que o vinho vai necessitar, para ficar protegido e evitar oxidações e/ou reações indesejadas, de maneira a preservar o vinho o máximo de tempo.
Ácido Málico Consiste na medição de g/L de ácido málico presente no vinho. No final da fermentação alcoólica, realiza-se uma segunda fermentação, que se designa por fermentação maloláctica, e que tem a ver com a conversão do ácido málico em ácido láctico, pelas bactérias lácticas. Durante essa fermentação ocorre o desprendimento gasoso (dióxido de carbono).
Açúcares Redutores Consiste na medição dos açúcares do vinho ou mosto. Os açúcares presentes nas uvas são convertidos em álcool pela ação das leveduras durante a fermentação alcoólica. Mas, se por algum motivo externo (temperatura, álcool, SO2), a fermentação não se tenha desenvolvido corretamente, o vinho ficará com esses açúcares (vinho adocicado) e os mesmos serão convertidos pelas bastérias acéticas em ácido acético (vinagre).

RESULTADO

A Análise de Vinho, para além de apresentar o resultado dos parâmetros em cima indicados, é apresentada um aconselhamento técnico que pode passar por adicionar produtos enológicos para a corrigir o seu vinho (normalmente passa pela adição de Acido Tartárico, Metabissulfito ou Solução Sulfurosa) e também por práticas de trasfega ou manusemento do vinho por forma a aumentar arejamentos.

 

Os resultados poderão ser enviados via e-mail para sua maior comodidade.

Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.
Conheça as nossas Políticas de Privacidade e Cookies aqui.